Ir direto para menu de acessibilidade.

Oportunidades para estudantes de graduação

A UFLA possui Programas de Bolsas para Estudantes de Graduação dos Cursos Presenciais coordenados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e gerenciados e executados pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Pesquisa (PRP) e Extensão e Cultura (PROEC). A bolsa institucional corresponde a um subsídio mensal concedido pela Universidade ao estudante, orientado por servidor qualificado da UFLA, para atuar em atividades de pesquisa, extensão, cultura, ensino e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

Poderá se candidatar às bolsas institucionais qualquer estudante que esteja devidamente matriculado e com matrícula ativa nos cursos presenciais da UFLA, respeitados os pré-requisitos necessários, definidos em cada modalidade e projeto. Não poderão ingressar no Programa de bolsas Institucionais, estudantes que sejam beneficiários de outro tipo de bolsa institucional ou de qualquer outro tipo de bolsa concedida por qualquer outro órgão ou ainda, que possuam vínculo empregatício de qualquer natureza. Também não será concedida Bolsa Institucional a estudantes que já tenham passado pelo Programa, em qualquer modalidade, e que tenham abandonado as atividades sem a devida formalização de seu desligamento, por qualquer motivo.

As normas de cada modalidade de bolsa serão definidas em Editais específicos e para concorrer o estudante deve estar atento aos prazos e requisitos dos Editais publicados. As modalidades de bolsa são listadas a seguir:
  • Bolsas de Iniciação Científica: são de responsabilidade da PRP e destinam-se a estudantes de graduação que se proponham a participar de projeto de pesquisa desenvolvido por professor/pesquisador e equipe. São fornecidas por órgãos públicos como: CNPq, FAPEMIG, dentre outros.
  • Bolsas de Extensão: são de responsabilidade da PROEC e destinam-se a estudantes de graduação que se proponham a participar de projetos que tenham como eixo central a extensão, a cultura e o esporte desenvolvido por professor/pesquisador e equipe.
  • Programa de Educação Tutorial – PET e Programa de Educação Tutorial Institucional- PETI: são de responsabilidade da PRG e destinam-se a estudantes de graduação com tutoria de um docente. Tem como objetivo contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Os objetivos do Programa PETI-UFLA são: a) desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante constituição de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; b) contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; c) estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  • Bolsa de Monitoria: é de responsabilidade da PRG e destina-se ao ensino e aprendizagem.
  • Programa de Mentoria para Calouros – PROMEC: é de responsabilidade da PRG e constitui-se como ação integrada de uma equipe composta pelos mentores, com apoio dos tutores da Pós-Graduação e dos monitores de Graduação, coordenada por um professor supervisor.
  • Programa de Aprendizagem Técnica – PROAT: é de responsabilidade da PRG e tem como objetivo dar oportunidade para que estudantes de cursos de Graduação da UFLA desenvolvam atividades visando ao seu desenvolvimento e aprendizado técnico em sua área de formação. As atividades deverão ser realizadas sob a supervisão de servidores docentes e/ou técnicos portadores de diploma de nível superior em diferentes setores da universidade.
  • Programa de Apoio à Produção de Material – PROMAD: é de responsabilidade da PRG e destina bolsas àqueles estudantes que possuem perfil e interesse em atuar no desenvolvimento de material didático-pedagógico para
  • Departamento de Ciência da Computação – DCC  possui laboratórios de pesquisas em diversas áreas na qual o aluno pode ingressar em projetos de pesquisa e adquirir conhecimento mais aprofundado.
  • Há também uma empresa júnior, denominada CompJunior, fundada e mantida pelos próprios alunos do Curso, que oferece oportunidades para os alunos do curso terem uma experiência prática.
  •  A representação estudantil junto aos órgãos colegiados existentes é realizada pelo Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC), oferecendo oportunidade de participação dos estudantes nas decisões tomadas.
  • Atualmente, o curso não possui estágio obrigatório, mas os estudantes podem realizar estágios não obrigatórios em empresas conveniadas com a UFLA e aproveitar as horas como atividades extra-curriculares ou como Trabalho de Conclusão de Curso. O estágio oportuniza ao estudante adquirir experiência profissional específica, aquisição de conhecimentos e habilidades, preparando-o para o exercício profissional.