Ir direto para menu de acessibilidade.
  • DCC -UFLA
  • DCC2

Redução de banda por mapas auto-organizáveis de Kohonen

Prof responsável: Sanderson

Aluno: Alexandre Abreu - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Neste projeto, pretende-se realizar redução de largura de banda e de profile em matrizes simétricas por meio de mapas auto-organizáveis. Inicialmente, será realizado um estudo teórico sobre o problema de redução de banda e técnicas de aprendizado não supervisionado. Em seguida, será desenvolvido um mapa auto-organizável unidimensional para solucionar o problema da redução de banda. Serão realizados experimentos e comparações dos resultados obtidos com os possíveis estados da arte para redução de banda. Dessa forma, busca-se uma solução para esse problema que possa ser obtida com custo computacional baixo e aproximação com boa qualidade.

 

Avaliação de heurísticas para a redução de largura de banda para a aceleração da convergência do método dos gradientes conjugados

Prof responsável: Sanderson

Aluno: Guilherme Chagas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sistemas de equações lineares do tipo Ax = b, em que A é uma matriz esparsa de grande porte, são gerados em simulações em diversas disciplinas da ciência e engenharias. Em geral, o maior custo computacional dessas simulações é na resolução desses sistemas. Para a resolução desses sistemas, um método iterativo eficiente é o método dos gradientes conjugados. Pode-se reduzir o custo computacional na resolução desses sistemas pelo método dos gradientes conjugados com as reduções da largura de banda e o profile da matriz A de coeficientes. As reduções de largura de banda e de profile de matrizes consiste em realizar permutações de linhas e colunas de uma matriz esparsa, deixando-a com uma estrutura compacta e com coeficientes não nulos próximos à diagonal principal. Por causa da relevância desse tema, foi proposta uma grande quantidade de heurísticas para as reduções de largura de banda e de profile. Com isso, não se sabe qual heurística é mais adequada para o método dos gradientes conjugados. Por isso, estudam-se heurísticas para as reduções de largura de banda e de profile.

 

Refinamento adaptativo de malhas baseado em grafo para resolução numérica de equações diferenciais parciais

Prof responsável: Sanderson

Aluno: Guilherme Chagas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Utilizam-se malhas geométricas computacionais em simulações atuais nos mais diversos campos da ciência para problemas relacionados a fenômenos modelos por equações diferenciais parciais. Com isso, estudam-se algoritmos para a geração de malhas geométricas computacionais como, por exemplo, algoritmos para refinamento adaptativo, algoritmos para movimento de malhas e outros.

 

Uma avaliação de sequências de inserção em algoritmos incrementais para a tesselação de Delaunay

Prof responsável: Sanderson

Aluno: Jessica Nogueira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O projeto trata sobre a criação de triangulações (estruturas em duas dimensões) e tetraedrizações (estruturas em três dimensões) e como a inserção de pontos no domínio pode afetar no tempo de construção dessas estruturas.

 

Avaliação de heurísticas para a redução de profile para redução do custo computacional do método dos gradientes conjugados

Prof responsável: Sanderson

Aluno: Júnior Assis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A resolução de sistemas de equações lineares é crucial para diversas simulações na ciência, principalmente nas modelagens realizadas na engenharia. Essa resolução, geralmente, é responsável por grande parte do custo computacional envolvido em tais simulações. Esse projeto tem como objetivo avaliar heurísticas para a redução de profile de matrizes para a redução do custo computacional de resolução de sistemas de equações lineares pelo método dos gradientes conjugados, que foi proposto no início da década de 1950. Reduzir o profile de uma matriz quadrada significa, em linhas gerais, deixar todos os elementos não nulos da matriz próximos à diagonal principal da matriz. Esse problema não é facilmente resolvido computacionalmente e, portanto, há uma série de heurísticas propostas para resolvê-lo de maneira eficiente, com soluções razoáveis que se aproximam da solução ótima. A metodologia adotada nesse projeto é identificar as heurísticas propostas na literatura para a redução de profile e analisar os seus resultados em comparação com outras heurísticas. Após a identificação das possíveis melhores heurísticas para a redução de profile, as mesmas serão implementadas em C++ e aplicadas para reduzir o profile de matrizes de coeficientes de sistemas de equações lineares de grande porte, que serão resolvidos pelo método dos gradientes conjugados pré-condicionado. Além disso, serão estudados e avaliados alguns pré-condicionadores para o método dos gradientes conjugados para se identificar aquele com a melhor contribuição para a redução do custo computacional do método dos gradientes conjugados. Ao final do projeto, espera-se encontrar a heurística proposta para a redução do profile que possui a maior contribuição para a redução do método dos gradientes conjugados pré-condicionado.

 

Formação de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação

Prof responsável: Ana Paula

Aluno: Clayton Gervásio - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O projeto proposto tem caráter de formação continuada de professores da educação básica. Essa formação será possibilitada por um conjunto de cursos ofertados na modalidade à distância, sendo que 20% da carga horária é presencial. Os Cursos visam formar professores e profissionais da educação para avaliar materiais didáticos existentes, realizar projetos de produção de recursos didáticos e elaborar estratégias metodológicas para o uso de diferentes materiais didáticos para os conteúdos pedagógicos à que os recursos tecnológicos possibilitem uma melhoria do aprendizado dos seus alunos. Assim, possibilitaremos ao professor a utilização dos recursos tecnológicos de forma adequada, contribuindo para a transferência do conhecimento de forma inovado.

 

NINJA

Prof responsável: Raphael Winckler de Bettio

Aluno: André Veiga Tonelli - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.