Histórico

 A criação do curso de Ciência da Computação foi um marco para que a UFLA deixasse de ser uma universidade especializada em Ciências Agrárias e passasse a ter cursos na área de tecnologia. Inicialmente, o objetivo era atender a demanda regional e ser um curso que complementasse os demais cursos existentes, com a criação de softwares aplicados. Com o passar dos anos a área de Computação se expandiu.

O curso de Ciência da Computação foi criado em 1996 e teve sua primeira oferta em 1997. Em 2017 o curso está  completando 20 anos e já  formou 587 egressos .

 A criação do curso de Ciência da Computação levou também à criação do Departamento de Ciência da Computação em dezembro de 1999. Atualmente, o Departamento de Ciência da Computação conta com 40 docentes que lecionam para esses dois cursos e também para outros cursos da UFLA.

 Em 2006 foi criado o curso de Sistemas de Informação e sua primeira oferta foi em 2007. Este curso atendeu a uma demanda do Programa REUNI do governo federal de melhor utilização do espaço físico da universidade no período noturno. Já tivemos 215  estudantes formados em  Sistemas de Informação.

 São mais de 800 alunos formados que estão ou já passaram por diferentes estados do país e do mundo levando o nome da UFLA, em instituições de ensino e outras organizações.

 Completando essa história de formação de estudantes, o mestrado em Ciência da computação foi criado em 2012.

 O Departamento de Ciência da Computação tem atuado em ensino, pesquisa e também em extensão, através de cursos Lato Sensu, projetos com a comunidade local, órgãos públicos, participação dos núcleos de estudos em eventos, entre outros.